BLUSA TRASPASSADA COM MANGA MORCEGO

 Blusa traspassada com manga morcego


Vou te ensinar, num passo a passo super específico, como construir a modelagem completa desta linda blusa traspassada com manga morcego, usada pela belíssima Folake Huntoon.
Para confeccionar esta linda peça, use um tecido leve, como viscose. Um metro de tecido é suficiente. Se teu manequim for pequeno, vai precisar de menos tecido.
Pode traçar a manga 3/4 ou mais curta, visto que o nosso verão está chegando mais quente do que nunca, não é mesmo? Pode emendar o tecido no cinto, por ser super comprido.
Se você for bem gordinha e não quiser mostrar a barriga, pode adicionar um peplum, à cintura. Vai manter a beleza do top, sem marcar o quadril. Optando por este modelo, não se esqueça de abrir um caseado de, pelo menos, 2,5 cm na lateral esquerda, por onde vai passar o cinto e dar a volta completa na cintura.
Se já sabe traçar, pode seguir direto para a interpretação do modelo, logo abaixo da aula de base. Mas, se é principiante, vai precisar traçar primeiro o molde de base. Lembre-se de que esta base servirá para traçar quase que qualquer outro modelo desejado, então não é perdido o tempo que você vai gastar para aprendê-lo. Pense nisto.
Blusa traspassada manga morcego
Para construir modelagens sob medida, utilizamos o método misto: algumas medidas você pega na tabela e as junta às medidas do corpo. Então, após medir teu busto, verifique em qual manequim você se encaixa na tabela e, ali, encontrará as medidas fixas para teu molde. Fique tranquilo(a) durante o traçado, porque vou avisar quando recorrer à tabela.
Mas, se não quiser traçar, estiver com muita pressa ou não desejar aprender a traçar, pode pegar uma blusinha que já tenha em casa e utilizá-la como molde de base. Para isto, basta pular para a interpretação do modelo, logo abaixo da aula da base.
Dito isto, vamos à aula. Observe que a foto, usada para a aula, é uma blusinha com cava rente ao braço e decote rente ao pescoço, com babadinhos de renda de algodão. Isto porque é um molde simples, neste estilo que estaremos traçando, para depois fazermos a interpretação da blusa traspassada com manga morcego. 
Blusa traspassada com manga morcego

Fig.1 - Faça um retângulo, usando como altura o comprimento do corpo (ombro à cintura), e como largura 1/4 da largura do busto (divida a medida do busto por 4).
Se desejar modelar algo mais soltinho no corpo pode já acrescentar de 1 a 2 cm a este 1/4 do busto. Este acréscimo de chama folga de vestibilidade. Porém, se desejar usar este molde também em peças justas aconselho a usar a medida justa, sem acréscimos.
Em seguida, marque o meio do corpo. Três centímetros abaixo, marque a altura da cava. Marque a altura do busto (medida tirada do ombro até o centro do seio) e, por último, marque a caída do ombro (esta medida é encontrada na tabela, acima).
Fig.2 -  Marque o decote horizontal (medida da tabela). Marque também o ombro, metade das costas e decote. siga todas as marcações na imagem.
Em seguida, marque a metade do busto e, na lateral, marque 3 cm abaixo da altura do busto. Trace a pence desta última marcação até o centro do busto.
Fig.3 - Finalizando, desenhe o decote, arredondado, sem afundar demais. Desenhe a cava, entrando 1,5 cm para dentro da medida das costas e descendo até à lateral na altura da cava.
Observe em todas as imagens a descrição de cada parte do molde, para não se perder. Não se desespere se demorar porque, após treinar por alguns dias, todas estas medidas estarão gravadas na tua memória e os traçados serão executados rapidamente.
Blusa traspassada com manga morcego

Fig.4 - Marque reto 3 cm acima do busto. Em seguida, marque 3 cm para dentro do ombro, partindo do decote e trace até os 3 cm acima do busto. Depois, marque adiante o valor da pence fundamental (pegue a medida na tabela) e finalize o traçado até os 3 cm acima do busto.
Em laranja você tem o gabarito da pence fundamental, copie-o.
Fig.5 -  Deite o gabarito copiado, segurando-o nos 3 cm acima do busto. Encontre o lado direito com o lado esquerdo da pence. Copie somente a parte marcada em verde. 
Neste ponto, você pode jogar fora o gabarito e apagar a pence fundamental do molde, deixando somente a pence do busto. 
Meça a parte de cima da pence e aumente a parte de baixo, para alinhar. Trace desta ponta até 1/4 + 3 cm da cintura (mais a folga de vestibilidade, se a tiver incluído no início).
Fig.6 - Observe que rapidamente você construiu o molde da frente, com a pence do busto.
Blusa traspassada com manga morcego

Fig.7 - Esquadre o ombro para cima e para baixo, tanto na linha do decote quanto na linha da cava.
Marque 2 cm para cima e 2 cm para baixo do ombro original. começando e finalizando nas marcações esquadradas.
Neste ponto, o ombro do meio deixa de existir. O ombro de cima é o das costas e o ombro de baixo é o da frente.
Fig.8 - Trace, curvando suavemente, o decote das costas, partindo do ombro até chegar na linha do centro do molde, a 2/3 de altura da caída do ombro.
Trace a cava, partindo do final do ombro das costas, passando pela medida das costas, sem traspassá-la e descendo até à medida da cava.
Observe que a cava das costas finaliza na altura da cava original, e que a cava da frente está acima. Não se preocupe com isto, porque vai encaixar, no final.
Trace a lateral, partindo da cava das costas à marcação na cintura.
Faça a pence marcando no centro da medida da cintura. Abra numa medida de 0,5 cm a 1,5 cm, para cada lado da marcação e suba até numa altura de 3 a 5 cm antes da altura do busto.
Copie o molde das costas, nas linhas marcadas em rosa, e o molde da frente, em papéis separados.
Obs.: Se a medida da tua cintura for aproximada ou até maior que a medida do busto, não trace a pence da cintura.
Blusa traspassada com manga morcego
Fig.9 - Está pronta a tua base da frente.
Fig.10 - Está pronta tua base das costas.
Faça uma tela em morim, tnt ou qualquer outro retalho. Prove e faça os ajustes necessários, para que o molde vista bem no teu corpo. Ajuste os moldes, frente e costas, conforme as marcações feitas.
Assim, você terá o uma base pronta para ser usada em muitas roupas que for confeccionar.

INTERPRETANDO O MODELO

Agora, vamos seguir com a interpretação da blusa traspassada com manga morcego:
Blusa traspassada com manga morcego

Como estamos interpretando, cada número de foto marca um processo da nova modelagem.
1 - Pegue a base da frente e marque 1,5 cm acima, na ponta do ombro do molde de base. Comece o traçado a 3 cm do decote e siga até o comprimento desejado.
2 - Esquadre no final, formando o punho da manga. Decida a largura do punho, visto que será franzido. Quanto mais largo, mais volumoso.
3 - Trace do punho até 4 cm acima da cintura. Finalize diminuindo a largura da pence, na cintura.
4  -  Siga 4 cm acima da cintura, traspassando adiante, no valor desejado. Eu costumo traspassar até chegar na pence, do outro lado, mas você pode fazer um traspasse menor, se quiser a blusa decotada, como na foto. Suba 2 cm a 4 cm (dependendo do número do manequim: menos para manequim menor e mais para manequim maior) na ponta, partindo da pence.
Finalize traçando até o ombro.
5 - Meça a largura da cintura (em verde, na imagem).
Blusa traspassada com manga morcego

6 - Pegue o molde de base das costas para traçar. Marque, novamente, 1,5 cm acima, na ponta do ombro, e trace, começando a 3 cm do decote, no comprimento da manga.
7 - Coloque o molde da frente por cima e marque a largura do punho, mais o acréscimo da altura das costas.
8 - Use o molde da frente para traçar a lateral.
9 - Siga reto, 4 cm acima da cintura, até o centro.
10 - Meça a largura da cintura (marcação em verde na imagem).
Blusa traspassada nas costas
11 - Construa o cós/cinto da seguinte forma:
Pegue a medida tirada da cintura da frente, mais a medida tirada da cintura das costas. Terá a metade da cintura, cortando com o molde dobrado, esta é a parte que você prega na blusa. Em seguida, você vai cruzar o cinto para as costas, então vai precisar de mais duas vezes a medida da cintura das costas (ainda com o molde dobrado). Se somente acrescentar a ponta a esta medida, como feito na imagem, terá a blusa amarrada nas costas.
Então, se quiser que o cinto volte novamente para a frente e amarre como na foto da modelo, deve aumentar mais duas vezes a medida da cintura, com o molde dobrado.
Deu para compreender?
- Vamos dar um exemplo de uma cintura de 80 cm e traspasse de 10 cm na blusa. A parte que será pregada na blusa será de 1 metro. Para cruzar para as costas, vai precisar de mais 80 cm. E mais 80 cm, para voltar para a frente. Mais aproximadamente 40 cm para a amarração. 
Neste caso, vai precisar de um cinto de 3 metros. Deu pra compreender? Teste o que expliquei aqui num papel ou tecido. Aaça em  miniatura, usando uma bonequinha como manequim. Tenho certeza de que, assim, não restarão dúvidas.
Blusa traspassada com manga morcego

Aqui terminamos o molde da blusa traspassada com manga morcego. Nesta imagem mostro como você prega o cinto. Os moldes estão planificados na imagem, mas primeiro você fecha os ombros, depois fecha as laterais e embainha o decote. Somente depois disto é que prega o cinto. 
Primeiramente, feche o cinto até os piques.  De preferência, passe a ferro e acerte os bicos das pontinhas.
Pregue, pelo lado de dentro, entre os piques. Comece em um dos lados do centro da frente, passe pelas costas e finalize do outro lado. Em seguida, rebata a costura, pelo lado de fora, de pique a pique. Se não tiver muita prática, aconselho alinhavar, antes de passar a costura á máquina.

Quer aprender modelagem industrial e sob medida de graça e no teu tempo? Então te convido a entrar no nosso Grupo MODELAGEM e seguir nossos canais. Todos os dias temos aulas novas. Participe para aprender mais e siga-nos para ter acesso a mais de 600 aulas, todas gratuitas:
Entre no nosso grupo e curta nossas páginas:
Siga nosso Instagram
Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Gostou da nossa aula? Comente aqui em baixo o que achou e siga nosso blog, porque toda semana temos novas e lindas aulas, como esta, para ajudar no teu aprendizado e também a fazer lindas peças de roupas desejadas.
Beijos e até à próxima aula 💋💗

Antonia Ferreira.

Veja também: Como fazer VESTIDO ENVELOPE >>


Acompanhe:

Comentários

  1. Amoooo todas essas dicas ,passo a passo tudo bem esclarecedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, minha querida! A Antonia e eu ficamos muito felizes ❤ Deus abençoe! Fique a vontade para compartilhar! Beijosss

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SAIA MULLET

manga com laço

COMO CALCULAR A MEDIDA DO ELÁSTICO